top of page
                       QUAL AMPLITUDE NO AGACHAMENTO DEVO FAZER?
 
 
   O agachamento é o exercício mais completo para o trabalho da musculatura das coxas. Um agachamento com um movimento seguro, diminuindo o risco de lesões.

   Quando se faz o movimento do agachamento, 4 articulações participam do movimento: tornozelo, joelho, quadril e coluna lombar. Essas articulações realizam diversos movimentos, mas devemos analisar, apenas, os movimentos realizados contra a resistência, ou seja, quando se faz o movimento de “volta” à posição inicial. Sendo assim, temos os seguintes movimentos articulares no agachamento:

  • Flexão plantar
  • Extensão do joelho
  • Extensão do quadril
  • Extensão do tronco
 
   O agachamento, seja ele livre com barra, halteres, gaiola(smith) afundo, retrocesso e qualquer outra variação, não devemos limitar a amplitude de movimento; quando aumentamos a amplitude, aumentamos o recrutamento de glúteos, e a de isquiotibiais, assim estes músculos nos ajudam na estabilização de quadril e joelho. Devemos sempre nos preocupar em manter as curvaturas anatomicas fisiológicas normais da coluna vertebral, desta forma a coluna vertebral suporta uma capacidade de carga compressiva longitudinal axial maior do que quando nós reficamos ou aumentamos essas curvaturas. Só que a nossa pelve, ela tem um posicionamento natural e normal que chamamos de equilibrio pélvico. 
   E quando agacharmos, se ocorrer o movimento da pélve de retroversão, estaremos retificando a curvatura fisiológica da região lombar, mas se ocorrer o movimento da pélve de anteroversão, estaremos acentuando a curvatura fisiológica da coluna vertebral. Observando se ocorre um desequilíbrio pélvico, devemos limitar a angulação da flexão do quadril a um ponto tal que impessa o movimento de retroversão ou anteroversão. E temos que obsevar também, na hora de fazer o agachamento, se quando realizamos a fase concêntrica do movimento, se os joelhos se direcionam internamente (valgo dinâmico), devemos restrigir o ângulo de agachamento, fortalecer as musculaturas rotadoras externos (periformes e gêmemos), tensor da fascia lata e glúteo médio. Fortalecendo esses músculos, durante o agachamento, a contração isométrica dos mesmos, vão evitar o valgo dinâmico durante o movimento. Devemos alinhar o peso ou a barra com nossos calcanhares, pois ao projetarmos os pés a frente, diminuímos a alavanca do quadril em relação ao peso, diminuindo assim o trabalho de glúteos, e para piorar, ao mantermos os pés a frente acabamos não permitindo a projeção do quadril para trás, que é o movimento natural e seguro , pelo contrário, geramos uma força de trás para frente , anteriorizando o fêmur sobre a tíbia aumentando assim a compressão patelar!

PERSONAL TRAINING – FITNESS CORPORATIVO – ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL – PERDA DE PESO –

TÔNUS MUSCULAR – FORÇA ABDOMINAL – CORREÇÃO DE POSTURA – CÁRDIO FITNESS

© 2023 por PERSONAL TRAINER. 

  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page